segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Aniversário


Hoje comemoramos o aniversário da tia Berenice. Não teve velinhas, nem cantamos parabéns! Uma certa hora ela foi até a cozinha, enquanto a gente conversava na sala, e minha filha, para ajudá-la, apareceu com um prato de bolo e um pedaço do pudim Preguiçoso, que é feito com mistura para maria-mole, e um copo de refrigerante. E assim, ela veio trazendo para cada um de nós. Mais tarde, saímos para comer pizza.




Lendo numa edição de aniversário, antiga, da Bons Fluidos, Nº 23, de Abril de 2001; tem um artigo, na página 60, intitulado, exatamente, Feliz Aniversário! Foi o primeiro aniversário da revista.
É bem verdade que o artigo é antigo, mas não envelheceu, pelo contrário, continua atual.
Foi escrito para falar exatamente deste ritual que é o de comemorar o fechamento de mais um ciclo de 365 dias e o começo de outro: o Aniversário. Segundo a astrologia, o aniversário simboliza uma volta completa do sol em torno da Terra, iniciada no dia, mês, hora do nascimento de algo ou alguém.
  Cada coisa, o bolo, os doces, as velas e até os balões, tem o seu significado, nessa festa que é comemorada há milênios em várias culturas, celebrando o momento do nascimento de alguém. Ainda segundo a revista, os carinhosos presentes escolhidos para o aniversariante, são a prova duradoura da inauguração de um novo ciclo. Originalmente, esse hábito que é muito antigo, servia para atrair a proteção dos deuses e dos reis para que a abundância e a prosperidade abençoassem o homenageado. 
Cada cultura tem seu próprio jeito de celebrar. No Japão, por exemplo, essa comemoração tem uma importância solene. Na Índia, o nascimento é uma oportunidade de auto-realização e, por isso, deve ser celebrado. Então me pergunto, porque será que depois de uma certa idade, nós brasileiros, nem todos, claro, não gostamos mais de comemorar nosso aniversário? E ainda dizemos que só estamos contando o tempo?
Bom, amigos, se aniversário serve para renovar a alegria da infância... eu quero isso pra mim!!!
De hoje em diante, prometo a mim mesma, não deixar mais nenhum aniversário passar em branco!
E recomendo que vocês, meus amigos, façam o mesmo!!!
Beijosss




ricaalmariano@gmail.com

Nenhum comentário: